Cio: regularização de cios, tratamento de cio silencioso e anestro. Indicado também para sincronização da ovulação e indução do cio.
Retenção de Placenta: na insuficiência contrátil primária e secundária da musculatura uterina durante o parto. Na atonia do útero e hemorragias pós-parto. Prolapso Uterino e Vaginal: em casos recentes. Mastites: como auxiliar no tratamento das mastites nos casos de retenção do leite (leite residual) e como preventivo das mastites provocadas por acúmulo de leite pós-parto.
Iminência de febre puerperal: em vacas e éguas.
Cada 5mL contém:
Benzoato de Estradiol | 0,005g |
Veículo q.s.p. | 5,0mL |
ESTROGIN (Benzoato de Estradiol) age sobre a musculatura do útero e das glândulas mamárias dos animais. ESTROGIN possui ação estimulante sobre as contrações uterinas durante o parto e puerpério. Age sobre a musculatura dos alvéolos e canais da glândula mamária que será contraída provocando o esvaziamento das células lactíferas. Desta forma, o conteúdo dos alvéolos é impulsionado aos condutores galactóforos e às cisternas, resultando na saída do leite e completo esvaziamento da glândula mamária. ESTROGIN não exerce ação sobre o peristaltismo intestinal e tampouco sobre o sistema circulatório.
INDICAÇÕES ESTROGIN
é indicado para bovinos, equinos, ovinos, caprinos e suínos como coadjuvante em partos normais e no tratamento de afecções tais como: mastites (por acúmulo de leite pós-parto), atonia uterina, hemorragia pós-parto, retenção de leite, prolapso uterino, retenção placentária, piometra e iminência de febre puerperal. Também pode ser utilizado para sincronização da ovulação nos protocolos de inseminação artificial em tempo fixo (IATF), indução de cio e anestro. Em cadelas e gatas é indicado como coadjuvante em partos normais e no tratamento de afecções tais como: retenção placentária, piometra e iminência de febre puerperal. Pode ser utilizado em cadelas como contraceptivo no caso de coito indesejável
MODO DE USAR E POSOLOGIA
Mastite e retenção de leite: ordenhar o animal e administrar ESTROGIN, após 5 a 10 minutos ordenhar novamente para a saída do leite residual. Feito este procedimento, voltar a utilizar produtos específicos para o tratamento da mastite. Partos normais: o período de expulsão será encurtado após a aplicação do produto. Se excepcionalmente 20 ou 30 minutos após a aplicação não forem observadas contrações suficientes para o parto, recomenda-se aumentar a dosagem.
Prolapso uterino (casos recentes): recomenda-se administrar o produto por via epidural, conjuntamente com anestésico para se obter contrações uterinas, antes de iniciar a reposição. Retenção de placenta, atonia uterina e hemorragia pós-parto: administrar por via intramuscular. Em vacas e éguas os melhores resultados são obtidos por meio da administração epidural. Indução de cio (vacas e éguas): geralmente 5mL de ESTROGIN são suficientes para que até o 7° ou 8° dia após a administração, a fêmea entre em cio. Caso o animal não apresente cio neste prazo, pode-se repetir a dose.
Éguas e Vacas Administrar 5mL por via intramuscular ou 3mL por via epidural.
Ovelhas e Cabras Administrar 1,5mL por via intramuscular.
Porcas Administrar 2mL por via intramuscular.
Cadelas e gatas Administrar 1,5mL por via intramuscular.
Contraceptivo em cadelas (coito indesejado): recomenda-se administrar 0,2mL/Kg entre o 2° e 7° dia pós-coito.
Nas fêmeas em lactação, o emprego de ESTROGIN em doses baixas (1/5 da dose habitual = 1mL) provoca o aumento da produção de leite e as doses altas a diminuição na produção.
CONTRAINDICAÇÃO
ESTROGIN não deve ser administrado em fêmeas durante o período de gestação por provocar aborto.
APRESENTAÇÕES
Frasco de 50 ml e 100 ml
Licenciado no Ministério da Agricultura sob nº 0.063/72 em 13/03/1972.
Téc. Resp. Vet.: Dr. Naur Bellusci Filho CRMV - SP nº 6516 Venda sob prescrição e orientação do Médico Veterinário
Conservar em local seco e fresco, ao abrigo da luz solar, fora do alcance de crianças e animais domésticos
A Pantanal Agropecuária é especializada na distribuição de produtos agropecuários como medicamentos, vacinas, suplementos, rações, produtos para controle de pragas, artigos para selaria e mais.